914 172 506 / 926 549 296 buybio@buybio.pt

0 produto(s)
O seu carrinho está vazio!
Product actualizar
Image
Image
Image

Ana Brázia Santos

Nutricionista funcional & Nutricoach

Pão? Se for bom.

É um dos alimentos mais populares do mundo, presente em inúmeras culturas, com imensa versatilidade e cada um com a sua peculiaridade.

Na nossa cultura, é um alimento repleto de tradição e bastante presente no nosso quotidiano contudo, a forma de fabricação tem vindo a sofrer algumas alterações, alterações estas não muito positivas do ponto de vista nutricional.

Para o fabrico do pão, é necessário apenas quatro simples ingredientes: farinha, água, levedura e sal mas, actualmente e com a industrialização do processo de fabrico, tem se vindo a introduzir outros ingredientes não essenciais, que têm como função melhorar as características organolépticas, fortificar a nível mineral as farinhas utilizadas, aumentar a validade e a sua produção.

Isto faz com que novos ingredientes sejam introduzidos no fabrico e entre eles estão presentes o açúcar, produtos lácteos, gorduras, sais minerais e reguladores de pH, levando a que o pão perca a sua simplicidade e qualidade.

Felizmente, cada vez mais há alternativas no mercado que têm como principal objectivo preservar as tradições de fabrico e assim recuperar a qualidade do pão!

A Miolo é um excelente exemplo da recuperação dos processos ancestrais de fabricação de pão, através da utilização de um processo de fermentação natural conjugado com ingredientes de qualidade levando assim a que o pão recupere a sua virtude nutricional!

Se gosta de pão e se lhe faz sentido introduzir no dia-a-dia e de uma forma equilibrada, a Miolo é uma excelente forma de o fazer!

Hábitos Alimentares na Criança

Image

“De pequenino é que se torce o pepino”

O contexto familiar é um dos principais ambientes onde a criança desenvolve os seus hábitos alimentares e se nesse mesmo ambiente for incutido um estilo de vida saudável, a criança desenvolve com muito mais facilidade comportamentos alimentares saudáveis!

De forma a que seja mais simples a introdução destes mesmos hábitos, seguem algumas dicas que o vão ajudar no processo!

 O que ter em consideração nas principais refeições:

As crianças são curiosas por natureza e se as incluir no processo de compra, preparação e confecção dos alimentos faz com que a aceitabilidade seja maior.

Outras formas para aumentar a aceitabilidade é sem dúvida a persistência como dar o  próprio exemplo!

O primeiro passo é através dos hortícolas: inclua a sopa de legumes no início das refeições e, para além desta, promova também o consumo dos hortícolas no próprio prato, alternando a forma como são preparados.

Intercale ao máximo o consumo de carne com a de peixe e o ovo é também uma excelente fonte proteica e que a pode incluir como alternativa da carne e do peixe.

Sobremesa? Sim, a fruta!

Água, sumos e refrigerantes:

A água é e será sempre a bebida de eleição! Desencoraje o consumo de refrigerantes, néctares, sumos ou outro tipo de bebidas quer seja no momento da refeição como nos snacks.

Snacks e Marmitas:

Descomplique! 

  • oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, são algumas sugestões);
  • fruta;
  • iogurte (de preferência natural sem ser açucarado);
  • queijo (os babybel são extremamente práticos);
  • tortitas de arroz ou de milho (há opções mini muito práticas para o dia-a-dia);
  • palitos de cenouras ou mesmo tomate cherry;
  • pão (tenha atenção à sua qualidade e ao que coloca como complemento do mesmo);
  • ovo;

Cereais:

Sim, mas há grandes diferenças entre eles! O mais importante é ler os rótulos de forma a que estes não apresentem adição de açúcar como de gordura (e sim, há mas uma pequena percentagem). Sugestões: flocos de aveia ou de cevada, os cereais tufados como de arroz, millet ou quinoa.

 

"Público não tem noção do impacto  da alimentação na aparência"

Artigo publicado no jornal Público.

Newsletter

Vida saudável, Vida boa!

               

Image

Contactos

Telemóvel: 926 549 295  /  914 172 506
Horário: 09h00  /  19h00
Email: buybio@buybio.pt

Métodos de Pagamento

Siga-nos

© 2019 Buybio, Lda. Todos os Direitos Reservados. Designed By Projectos e Objectos & Tegarte